top of page
Vista aérea das Ilhas

ENGENHARIA DO GEOLÓGICA

APRESENTAÇÃO

 A licenciatura em Engenharia Geológica aqui apresentada, surge no âmbito de uma colaboração iniciada em 2008, com o Departamento de Ciências da Terra, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Portugal. No âmbito desse Projecto foram desenvolvidas várias actividades, nomeadamente, formação de cerca de 150 Mestres em Geociências, vários Doutoramentos concluídos ou em conclusão, para além de workshops, e artigos científicos. Na sequência da referida colaboração, o ISPT concorreu a um projecto ERASMUS+, liderado pela Universidade de Coimbra, integrando IES Europeias e Africanas, chamado SUGERE ( Sustainable  and Wise Uses  Of Geological Resources), o qual foi aprovado em 2018 pela União Europeia. Neste Projecto estão envolvidas 3 Universidades Europeias, Universidade de Coimbra, Portugal, Universidade de Salamanca, Espanha e Universidade de Turim, Itália. De África estão envolvidas 6 IES, sendo de Cbvo Verde a Universidade de Cabo Verde e a Universidade de Santiago, de Moçambique a Universidade Eduardo Mondlane e o ISCTEM, e de Angola, a Universidade Agostinho Neto e o ISP Tundavala. Este Projecto contempla a formação para este curso de Docentes africanos nas Universidades Europeias, tendo a primeira formação decorrido em Setembro/Outubro de 2019, na Universidade de Salamanca, tendo sido adiada a formação de 2020, na Universidade de Turim para 2021, devido à pandemia. Para além de formações de docentes, existe também a aquisição de equipamentos e de material bibliográfico. Faz parte do Projecto a submissão de um curso de Licenciatura em Engª Geológica, o qual está a ser proposto.

 

Os cursos de Engenharia Geológica, têm como finalidade proporcionar a aquisição de conhecimentos científicos e competências gerais e aprofundadas de carácter disciplinar sobre os processos de criação de objectos, produtos ou ambientes funcionais e atractivos, tendo em conta as vertentes económicas, políticas e sociais a que se destinam.

As disciplinas deste curso apresentam uma interligação onde se relacionam os conteúdos para aprofundar os conhecimentos. Pensar a interdisciplinaridade enquanto processo de integração recíproca entre várias disciplinas e campos de conhecimento é sem dúvida, uma tarefa que exige, da nossa parte, um grande esforço no rompimento de uma série de obstáculos ligados a uma racionalidade extremamente positivista da sociedade industrializada. O contexto histórico caracterizado pela divisão do trabalho intelectual, fragmentação do conhecimento e pela excessiva predominância das especializações, exige a retomada do antigo conceito de interdisciplinaridade que ao longo deste século foi sufocado pela racionalidade da revolução industrial.

O Curso de Engenharia Geológica é imprescindível para a capacitação do profissional da área das Geociências ou Ciências da Terra, de um modo aplicado. A presente proposta assenta em três pressupostos:

             - Racionalização de recursos logísticos e humanos;

             - Dequação às necessidades do mercado em Geociências;

             - Ustentabilidade desta área de conhecimento.

Este Projecto assenta igualmente numa parceria com o Departamento de Ciências da Terra, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e com as outras IES parceiras, prevendo-se um esquema de mobilidade de docentes, bem como de facilidade de mobilização de estudantes entr as IES africanas.

 

 

OBJECTIVOS DO CURSO

Apresentar o mercado de Engenharia Geológica como uma oportunidade de suprir uma lacuna de formação no contexto angolano, nomedamente na Zona Sul do país, formando profissionais para actuarem na gestão da actividade e promover o desenvolvimento da actividade de Engenharia Geológica de forma sustentável.

 

 

SAÍDAS  PROFISSIONAIS

- Administração Pública, aos vários níveis, local, provincial e nacional;

- Ensino e Investigação na área de formação do Curso;

- Empresas de prospecção, de recursos naturais, nomeadamente rochas ornamentais e águas subterrânras;

- Empresas de exploração de águas subterrâneas;

- Empresas ou equipas com necessidades de cartografia digital;

- ONG´s e outras associações que tenham intervenção do curso.

- Consultoria na área de intervenção da Engª Geológica.

bottom of page