top of page

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

APRESENTAÇÃO

As relações Internacionais Contemporâneas têm se caracterizado por importantes eventos e processos que têm afectado de forma crescente as relações de poder tanto na cena internacional quanto na vida doméstica dos Estados. O crescente nível de internacionalização das sociedades e das economias nacionais, a transcendência dos processos de integração regional, a liberalização dos mercados consumidores entre outros importantes processos despertam atenção crescente tanto entre académicos e estudiosos, bem com das empresas públicas e privadas, das organizações não governamentais, uma vez que as suas estratégias são mais dependentes de tais processos. Assim, está claro que compreender as dinâmicas internacionais contemporâneas significa entender os factores que actuam como constrangimentos da vida económica, política e social de Angola.

 

OBJECTIVOS DO CURSO

 

O Curso de Relações Internacionais tem como objectivo formar profissionais aptos a actuar num mundo globalizado onde a aproximação e relacionamento dos povos se faz cada vez mais presente dotado dos conhecimentos necessários para interagir com eficiência nas esferas públicas ou privadas com capacidade para analisar e compreender conjecturas internacionais, elaborar e projectar cenários, negociar e conciliar interesses.

 

PERFIL PROFISSIONAL

 

O curso de Licenciatura em Relações Internacionais quer formar profissionais qualificados para actuar nas diversas áreas do mercado de trabalho em que o conhecimento dessa matéria é cada vez mais importante para o desenvolvimento de uma variada gama de actividades profissionais. O Licenciado em Relações Internacionais estará habilitado a trabalhar em instituições internacionais, empresas privadas, empresas de comunicação (imprensa), agências governamentais, organizações não-governamentais, empresas de consultoria e instituições financeiras nacionais e internacionais que, dia-a-dia, aumenta sua demanda por profissionais capazes de analisar as relações económicas, políticas e jurídicas entre províncias. Da mesma forma, tem crescido a oferta de trabalhos de assessoria sobre questões internacionais a ministérios, partidos políticos, governos provinciais e locais, sindicatos e outras entidades. Além disso, o curso oferece uma qualificação excelente para candidatos ao concurso público de ingresso na carreira diplomática, considerado extremamente competitivo.

 

Competências, Atitudes e Habilidades

 

A nova realidade de mercado exige um profissional de relações internacionais apto a actuar no sector empresarial. Precisa ter compreensão técnica e legal da gestão de negócios internacionais em áreas como planeamento estratégico, marketing e finanças, actuando como um diplomata empresarial. Sua principal habilidade deve ser a de captar e analisar com eficiência informações de âmbito internacional, e para tanto é imprescindível que domine pelo menos dois outros idiomas na forma escrita e oral.

 

Campo de Actuação

 

O aluno formado pelo curso de Relações Internacionais do ISPT terá amplas condições de actuar tanto em organismos internacionais como em empresas privadas e associações sectoriais que precisam ter uma acção em outras regiões do mundo. Um profissional pronto para desenvolver a área internacional da organização em que estiver ou criar.

bottom of page